Conversas sobre direitos humanos e práticas educativas no espaço escolar
O livro é composto por oito textos. No primeiro deles, os autores procuram responder à questão chave do livro: o que são direitos humanos? E para isto, fazem uma radiografia histórica do nascimento e do desenvolvimento do tema nos últimos 200 anos, demonstrando as várias fases do debate, sobretudo como ganhou força a partir da Revolução Francesa e se ampliou com a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU). Retratam também o desdobramento da discussão dos direitos humanos no Brasil. Outros seis textos foram redigidos pensando em contribuir para o exercício de práticas educativas no espaço escolar. Três deles abordam conceitos fundamentais para o entendimento do problema: violência, cidadania e diversidade. E como desdobramento destes conceitos, foram elaborados os outros três textos, que tratam especificamente das relações étnico-raciais, da questão de gênero e da sexualidade, e da inclusão no espaço escolar. Os autores destes seis textos, com o objetivo de tornarem os escritos úteis para as práticas educativas no espaço escolar, além da fundamentação teórica e dos exemplos concretos, formularam algumas dicas pedagógicas para ajudar os professores da educação básica e os seus alunos a ampliarem as discussões temáticas. São dicas de como saber mais sobre o assunto, dicas de filmes e dicas de leituras. O texto que fecha o livro tem como objetivo ressaltar a importância de se educar para os direitos humanos. E para isso é necessário que cada interlocutor/a, à sua maneira, construa pontes para que se efetive no espaço escolar uma dinâmica de valorização da dignidade humana. E valorizar a dignidade humana é lutar contra todo tipo de preconceito, desde o racismo, as práticas que não promovem a inclusão, as violências físicas, simbólicas e institucionais, a intolerância cultural, religiosa ou de gênero e as invisibilidades sociais de grupos vulneráveis.
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Conversas sobre direitos humanos e práticas educativas no espaço escolar
O livro é composto por oito textos. No primeiro deles, os autores procuram responder à questão chave do livro: o que são direitos humanos? E para isto, fazem uma radiografia histórica do nascimento e do desenvolvimento do tema nos últimos 200 anos, demonstrando as várias fases do debate, sobretudo como ganhou força a partir da Revolução Francesa e se ampliou com a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU). Retratam também o desdobramento da discussão dos direitos humanos no Brasil. Outros seis textos foram redigidos pensando em contribuir para o exercício de práticas educativas no espaço escolar. Três deles abordam conceitos fundamentais para o entendimento do problema: violência, cidadania e diversidade. E como desdobramento destes conceitos, foram elaborados os outros três textos, que tratam especificamente das relações étnico-raciais, da questão de gênero e da sexualidade, e da inclusão no espaço escolar. Os autores destes seis textos, com o objetivo de tornarem os escritos úteis para as práticas educativas no espaço escolar, além da fundamentação teórica e dos exemplos concretos, formularam algumas dicas pedagógicas para ajudar os professores da educação básica e os seus alunos a ampliarem as discussões temáticas. São dicas de como saber mais sobre o assunto, dicas de filmes e dicas de leituras. O texto que fecha o livro tem como objetivo ressaltar a importância de se educar para os direitos humanos. E para isso é necessário que cada interlocutor/a, à sua maneira, construa pontes para que se efetive no espaço escolar uma dinâmica de valorização da dignidade humana. E valorizar a dignidade humana é lutar contra todo tipo de preconceito, desde o racismo, as práticas que não promovem a inclusão, as violências físicas, simbólicas e institucionais, a intolerância cultural, religiosa ou de gênero e as invisibilidades sociais de grupos vulneráveis.